Seja bem vindo!

"Para quem se preocupa com a alimentação, e têm consciência de que ela influencia diretamente em sua saúde !"

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Por que comemos o que comemos?

Por que comemos o que comemos?




A resposta para essa pergunta pode parecer obvia demais, e é justamente por isso que quero esclarecer que quem pensa assim está muito enganado!

Comer é muito mais do que apenas a principal forma de nutrir nosso corpo, e o que comemos não é definido apenas pelo que gostamos. Estranho? Pois bem, vamos desenrolar esse assunto...

A forma que o ser humano se alimenta é desenhada por variados fatores como: vontades, medos, mitos, tabus, religião, conceitos sociais, mídia, estagio da vida em que estamos (criança, adulto ou idoso) e muitos outros além de simplesmente a fome.

Alimentar-se é antes de tudo uma forma de entrosamento e integração social, e reafirmamos com a alimentação que pertencemos a um determinado grupo de pessoas com algo em comum. Perceba como pode soar estranho um baiano que afirma detestar comer acarajé, ou um gaúcho que não sabe o que é chimarrão. Outra afirmativa é que os brasileiros são conhecidos como o povo do “arroz e feijão”, já que essa combinação é tão comum no prato do nosso povo.

 A cultura alimentar de um povo é construída ao longo de suas historia, e definida pelo alimento disponível na região, assim como, por acontecimentos sociais determinantes. Por exemplo, em alguns países asiáticos como o Japão é normal comer insetos e outros animais considerados estranhos no ocidente, como cachorros, ratos e cobras. Porém guerras e catástrofes naturais como terremotos levaram a privações alimentares, que por sua vez fizeram com que o povo japonês buscasse novas alternativas para conseguir alimentos, assim praticamente tudo o que respirava e se mexia foi incorporado ao cardápio. Ao longo do tempo a necessidade alimentar desse povo foi se tornando hábito e incorporado a cultura, e por isso é totalmente comum ver japoneses brindarem com uma taça de sangue de cobra quentinho. Saboroso não?

Vários tabus e mitos ligados à alimentação podem determinar o que comemos, e na maioria das vezes não tem fundamentação lógica. Quem nunca escutou que a combinação de leite com manga deve ser evitada? Porém nutricionalmente falando não há o que impeça essa combinação, pois a manga é rica em vitamina A, C e B e minerais como potássio, fósforo e fibras, e o leite é rico em proteínas, fósforo e cálcio, sendo saudável a saúde.

A religião também pode determinar o que os fiéis devem comer, na bíblia (mais precisamente em Levítico 11:7) existe um exemplo clássico onde a carne de porco deveria ser evitada pelos filhos de Israel para alcançar uma pureza espiritual. Na quaresma a Igreja Católica sugere aos seus fieis que não comam carne vermelha de nem um tipo como uma forma de penitência e para reflexão das quarenta noites e quarenta dias que Jesus jejuou no deserto, assim nasceu à tradição de comer peixes nesses dias considerados sagrados.

A mídia nos bombardeia todos os dias com propagandas sobre alimentos, uma nova bebida, um novo hambúrguer, um biscoitos com sabor diferente são tão apelativos que se você não os come se sente deslocado socialmente. Uma criança que leva frutas para escola é discriminada pelos colegas que levam o mais novo salgadinho dos comerciais infantis. As comemorações em geral são feitas em torno dos alimentos, como os bolos de adversário, o champanhe na virada de ano e a indispensável pipoca no cinema.

A faixa etária em que a pessoa está também pode determina alguns hábitos alimentares, no geral as crianças preferem os alimentos mais coloridos e adocicados, os jovens gostam de se reunirem nas grandes redes de fast food assim como alguns adultos tendo que almoçar rapidamente e voltar ao trabalho, e os idosos precisam de alimentos de fácil digestão.

Um jantar demorado, calmo, e a luz de velas é famoso pelo seu romantismo fazendo parte do sonho de consumo da maioria dos enamorados.

Espero que tenha ficado claro o porquê “comemos o que comemos”. E você come o que come por quê?




Israel Marinho da Gama

 Nutricionista (CRN-5 n° 4662/P)

13 comentários:

  1. Eu vivo fugindo de alimentos calóricos, mas as vezes eu dou uma escapadinha. Acho que eu balanceio, mas uma escapadinha de vez em quando faz mal Dr. Israel?
    Eu tenho 1,73 e to com 78, queria perder mais 4.
    Hj não resisti ao pão francês e comi um pela manhã. Mas os demais dias fiquei apenas na barra de cereal e fruta ou leite ou bolachinha levissima. rsrs Pode parecer frescura, mas não é, se ficar comento muito, sem me controlar, vai subindo 1 kg por mês na balança.
    Academia tb é necessário pelo menos 3 vezes na semana!
    Ainda mais com os 30 anos chegando, o metabolismo vai ficando lento, ai já viu!!!

    Vamos nos cuidar galera!
    ABs

    ResponderExcluir
  2. Ah!
    Eu como muiiitos doces, principalmente na TPM.
    Chocolate devia ser meu sobrenome.
    Quanto mais eu penso em emagrecer mas meu corpo deseja coisas calóricas como um folheado de quatro queijos! rs

    Adorei o post, tem tudo a ver mesmo.

    Claro que eu compenso os doces com muita fruta, verdura e lugumes então como nutricionistra não se preocupe!

    Bjs,
    Natacha.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Natacha, cuidado com a teoria da compensação, ela pode nos enganar muito! E se realmente precisa emagrecer, isso deve ser transformado em atitude! Obrigado pela participação e abraços!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, eu sei que preciso emagrecer! Uma luta constante, por trabalhar em um restaurante com coisas deliciosas!!!! Nossa eu me entreguei aqui! SObrepeso! Buaaaa

    ResponderExcluir
  6. hahaha Eu sei, mas qual a teoria pra fato de quanto mais eu penso em fazer dieta, mais meu organismo pede coisas gordas?

    ResponderExcluir
  7. Fabio, eu só te respondi publicamente porquê você me perguntou publicamente rsrs, mas não se assuste seu caso é simples de reverter. Imagino que seu trabalho deve ser realmente tentador, uma constante prova de guerra!

    ResponderExcluir
  8. Natacha, uma das coisas que os nutricionistas mas defendem é a mudança de habito. Imagine que durante toda sua vida até aqui você construiu suas vontades, será que é fácil reverter isso de uma hora para outra? Claro que não, por isso seu organismo vai lutar contar sua razão, mas com esforço e orientações nutricionais especificas isso pode ser resolvido! Mais uma vez obrigado por esse debate saudável!

    ResponderExcluir
  9. Amei esse texto...ajuda até a emagrecer se for o caso. Pois se perguntarmos a nós msm o real motivo de estarmos comendo certas coisas, mudaremos muito tanto a constância quanto o q comemos...

    ResponderExcluir
  10. obg pelo convite
    seu blog é lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Obrigado de coração, mas o blog é nosso!

    ResponderExcluir